Osteoporose! Não obrigado!

Falar da prevenção da Osteoporose é falar da importância do cálcio e da vitamina D que, aliados ao exercício regular e a um estilo de vida saudável podem ajudar a garantir que os seus ossos permaneçam fortes.

Cálcio. O esqueleto contém 99% do cálcio do corpo. O cálcio é necessário para o funcionamento adequado do coração, dos nervos e dos músculos e está envolvido em funções vitais, desde a coagulação do sangue até a contração muscular. A  saúde do seu esqueleto também  muito depende desse mineral. Uma dieta pobre em cálcio contribui para o risco de osteoporose. Leite e produtos lácteos, bem como vegetais de folhas verdes, são uma boa fonte de cálcio.

A vitamina D é necessária para o corpo absorver o cálcio.  A principal fonte de produção da vitamina dá-se por meio da exposição solar, pois os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese desta substância. Alguns alimentos, especialmente leite fortificado, óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo, fígado, peixes gordos como o salmão, são fontes de vitamina D, mas é o sol o responsável por 80 a 90% da vitamina que o corpo recebe. Quando ocorre uma deficiência de vitamina D ou para a prevenção e tratamento de algumas doenças pode também ser recomendada a toma de vitamina D como um suplemento. 

O exercício é essencial para uma boa saúde óssea e, sobretudo, dos músculos. A corrida, a caminhada, o subir escadas são exemplos de  que  ajudam a aumentar a resistência óssea. (Por favor, aconselhe-se com seu médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios).

Estilo de vida. Pare de fumar. Não abuse no álcool. Tenha cuidado com “dietas da moda”. Equilibre o corpo e a mente! Estes são só alguns dos conselhos que lhe podemos deixar. O Tabaco traz muitas consequências graves para a sua saúde e, a par com o consumo excessivo de álcool, está ligado ao aumento da perda óssea. Evite dietas da moda. As dietas da moda geralmente restringem o consumo de alimentos podendo não estar a consumir o que o seu corpo precisa. Faça uma dieta equilibrada e consulte o seu médico se precisar de perder peso.

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