Osteoporose

A osteoporose é uma doença caracterizada pela baixa massa óssea, resultando em deterioração da estrutura dos ossos. Esta deterioração pode enfraquecer tanto os seus ossos que podem fraturar.

Quem afeta?

80% das pessoas afetadas pela osteoporose são mulheres, (embora também afeta os homens, mas é menos comum). Existem muitos fatores de risco associados à osteoporose. Idade, genética e gênero são três fatores importantes.

IDADE: À medida que envelhece, quer seja homem ou mulher, há uma perda média de 0,5% de massa óssea a cada ano após os 50 anos.

GENÉTICA: Terá um risco aumentado de 50-85% de desenvolver osteoporose se tiver um membro na sua família com a doença. 

GÊNERO. Se é uma mulher, pode estar em maior risco de desenvolver osteoporose do que um homem. Estudos apontam para uma em cada duas mulheres e um em oito homens terão uma fratura relacionada à osteoporose ao longo da vida.

As mulheres também estão em risco de maior perda óssea após a menopausa. Podem perder até 3% da sua massa óssea todos os anos nos primeiros cinco a sete anos após a menopausa. No entanto, a perda óssea na pós-menopausa muitas vezes pode ser limitada com medicamentos, incluindo terapia de reposição hormonal.

Outros fatores de risco que você pode controlar incluem escolhas de estilo de vida, como tabagismo e consumo excessivo de álcool e cafeína. Uma dieta saudável e equilibrada é importante. Ingestão dietética inadequada de cálcio e vitamina D, necessária para absorver o cálcio, e má nutrição também podem roubar os blocos de construção necessários para o desenvolvimento e a manutenção de ossos fortes. Se é mais jovem ou mais velho, a falta de exercício físico também contribuirá para a baixa massa óssea.

Saiba mais sobre: Prevenção da Osteoporose.

Saiba mais sobre: Fracturas Osteoporóticas da Coluna, assistindo a este video:

 

Create a website or blog at WordPress.com

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: