Prevenção da Osteoporose

Falar da prevenção da Osteoporose é falar da importância do cálcio e da vitamina D, que aliado ao exercício regular e a um estilo de vida saudável podem ajudar a garantir que os seus ossos permaneçam fortes.

Cálcio. O esqueleto contém 99% do cálcio do corpo. O cálcio é necessário para o funcionamento adequado do coração, dos nervos e dos músculos e está envolvido em funções vitais, desde a coagulação do sangue até a contração muscular. Tão profundamente importante como o cálcio é para essas funções essenciais do corpo, a saúde do seu esqueleto que muito depende desse mineral. Uma dieta pobre em cálcio contribui para o risco de osteoporose. Leite e produtos lácteos, bem como vegetais de folhas verdes, são uma boa fonte de cálcio.

A vitamina D é necessária para o corpo absorver o cálcio.  A principal fonte de produção da vitamina dá-se por meio da exposição solar, pois os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese desta substância. Alguns alimentos, especialmente leite fortificado, óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo, fígado, peixes gordos como o salmão, são fontes de vitamina D, mas é o sol o responsável por 80 a 90% da vitamina que o corpo recebe. Quando há a deficiência e para a prevenção e tratamento de alguma doença pode também ser recomendada a toma de vitamina D por meio de um suplemento. 

O exercício é crucial para uma boa saúde óssea. Em particular, mas não se limitando a: levantamento de peso, corrida, caminhada, subir escadas e flexões. Estes exercícios ajudam a aumentar a resistência óssea. (Por favor, verifique com seu médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios).

Estilo de vida. Pare de fumar. Não abuse no alcool. Tenha cuidado com “dietas da moda”. Equilibre o corpo e a mente! Estes são só alguns dos conselhos que lhe podemos deixar. O Tabaco traz muitas consequências graves para a sua saúde. Adicione a perda óssea a essa lista. Também o consumo excessivo de álcool está ligado ao aumento da perda óssea. Evite dietas da moda. As dietas da moda geralmente restringem o consumo de alimentos a ponto de não estar a consumir o que o seu corpo precisa. Faça uma dieta bem balançada e consulte o seu médico se precisar de perder peso.

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