Treino para Idosos

  • Melhor equilíbrio. Um treino de força pode ajudar a melhorar o equilíbrio – uma questão fundamental para os idosos que correm risco de cair. Particularmente, a força muscular do quadril reduz o risco de queda. Ex: Se não se conseguir levantar de uma cadeira sem usar as mãos, então precisa de fortalecer os músculos do quadril.

  • Respostas mais rápidas Exercício pode aumentar a capacidade dos músculos de responder de forma rápida e eficiente, o que também pode desempenhar um papel na prevenção de quedas.

  • Redução do risco de osteoporose. Exercícios de sustentação de peso ajudam a construir e manter a massa óssea, reduzindo a probabilidade de osteoporose e possiveis fracturas associadas.

  • Melhor qualidade de vida e agilidade mental. Estudos mostram que as pessoas que se exercitam regularmente desfrutam de uma melhor qualidade de vida e aumentam o estado de alerta mental.

Como começar?

Comece com um programa de treino de força não muito complicado! Comece com uma rotina “fácil” e vá sendo mais exigente conform se vá habituando ao treino. O objetivo é aumentar a atividade física.

  • Passear pelo quarteirão ou fazer longas caminhadas em jardins, shopping etc, é sempre um bom começo.

  • A natação também é uma excelente opção como parte de um programa de exercícios.

  • Exercício com pesos de mão (ou máquinas de treino apropriadas caso tenha) são óptimos para trabalhar a “força”. Alguns itens domésticos comuns (como pequenos produtos enlatados) podem ser usados ​​em vez de pesos de mão.

Pergunte ao seu médico ou fisioterapeuta para prescrever um programa de exercícios que corresponda às suas habilidades e à sua condição.

_____________________________________________________________________

Importante:

Nunca se esqueça que a prática de exercício físico pode ser benéfico se for adequado à sua situação, caso contrário pode ser prejudicial. Deve por isso pedir sempre aconselhamento a um profissional de saúde.

Create a website or blog at WordPress.com

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: