Ao Utilizar Smartphones e Tablets

“Pescoço sms” é uma das expressões nascidas de uma das causas de dores nas costas: olhar para o telemóvel (para baixo) durante demasiado tempo.

Embora os estudos sejam recentes e as opiniões um pouco contraditórias, a verdade é que devemos ter em atenção esta “habitual” tendência de permanecer nesta posição por periodos superiores a 5 minutos (e de forma frequente).

Como contrariar esta postura?

  1. Em primeiro lugar tente evitá-la de forma recorrente e prolongada;
  2. Se sentir que esse posição lhe causou “dor ligeira” ou desconforto, minimize o dano com exercicios de alongamento e rotação. Ex: 30 segundos de movimentos cervicais (rotações da cabeça para os lados, para cima e para baixo), seguidos de mais 30 segundos de movimentos circulares com os braços abertos para trás.

As dores nas costas são um problema comum, e as novas tecnologias podem ainda agravar mais o problema que começa a afetar cada vez mais crianças e adolescentes. Gadgets e jogos, além dos telemóveis, levam os jovens a queixar-se de “dores de cabeça, dormências e formigueiros nos braços” – o que antes não acontecia com a mesma frequência.

Quando a dor aparece, a maioria recorre a analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares, mas estes não garantem que o problema fique resolvido.

Acredita-se que umá postura associada ao uso destas tecnologias poderá criar problemas mecânicos na coluna e efeitos negativos nos ligamentos, nos músculos e até na boca. Contudo, e especialmente nas crianças (onde a coluna ainda está em desenvolvimento), não se sabe ainda se isso pode mudar a anatomia normal.

Como utilizar smartphones e tablets de forma mais correta?

1)Use os equipamentos segurando-os com as duas mãos e ao nível dos olhos.
2) Se trabalha continuamente com computadores ou tablets use um suporte de monitor elevado para que ele fique ao nivel do olhar horizontal natural. Se usar portátil em vez de computador de secrtária (fixo), use um teclado e rato de computador (separados do portátil) para que o monitor possa estar ao nível dos olhos e ainda criar uma boa posição ergonômica durante a sua utilização.
3) Faça pausas frequentes ou algum exercício físico que possa fortalecer os músculos do pescoço e dos ombros.

Create a website or blog at WordPress.com

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: