Pilates

Sabia que praticar Pilates pode ajudá-lo(a) a melhorar a dor na sua coluna?Praticar Pilates sem ter dor de coluna é também uma grande vantagem, porque está a apostar numa forma de prevenção dessa dor. A dor na coluna é um mal recorrente na sociedade moderna. A Fraqueza muscular e os vícios posturais são grandes causadores de dor cervical e lombar e devem por isso ser combatidos. 

Saiba mais sobre esta prática…

O Pilates é um método de atividade física desenvolvido na década de 20 que tem como objetivo principal um conceito chamado Contrologia, que nada mais é do que o controlo consciente de todos movimentos musculares do corpo.

A partir desse controlo corporal é possível realizar exercícios de fortalecimento muscular, alongamento, equilíbrio, exercícios respiratórios e como resultado dessa combinação há um alívio da dor na coluna.

 

Pilates aplicado ao Tratamento para Dor na Coluna

O Pilates como método para dor na coluna será baseado em 3 pontos principais:

  • Contrologia: controlo consciente de todos músculos do corpo. Realizam-se exercícios que utilizam os músculos abdominais para aliviar as dores na coluna e ao mesmo tempo trabalhar condicionamento físico.
  • Respiração: será utilizada uma respiração abdominal para despertar as células no corpo e eliminar os detritos relacionados com a fadiga. O aluno inspira na preparação do exercício e expirar na realização do movimento.
  • Concentração: é a capacidade de concentrar a mente e o corpo na realização do exercício da melhor forma possível, respeitando obviamente os limites de dor.

A partir desses pontos realizam-se exercícios de fortalecimento muscular, alongamento e exercícios posturais para a dor na coluna.

Quando uo paciente quer praticar Pilates após uma crise de dor, é usual aconselhar-lhe que evite extensões e flexões de coluna, procurando trabalhar o core, focando em transverso de abdômen e libertando musculaturas contraídas através de soltura muscular ou técnicas de relaxamento.

Cada situação é uma situação, por isso, se achar que deve iniciar esta prática, consulte o seu médico para que este o possa orientar de forma a que o exercício lhe seja benéfico.

Alivio da dor de coluna através do Pilates

Com a prática de Pilates de forma correta e ajustada à situação do paciente, este poderá ter um resultado provável no alívio da sua dor a partir da 6º sessão. Esse alívio pode dar uma melhor qualidade de vida ao paciente, nomeadamente permitindo que este execute as suas atividades diárias de forma mais fácil. 

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Importante:

Nunca se esqueça que a prática de exercício físico pode ser benéfico se for adequado à sua situação, caso contrário pode ser prejudicial. Deve por isso pedir sempre aconselhamento a um profissional de saúde.

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