Dor nas costas na grávida

“Metade de todas as mulheres grávidas pode esperar alguma dor nas costas.” Esta é a média mas afinal o que lhe dá origem?

A dor nas costas desenvolve-se por dois motivos:

1) O peso adicional causado pela gravidez. 

2) O peso “extra” é transportado na frente do corpo, deslocando o centro da gravidade para frente e colocando mais pressão sobre a região lombar. Os músculos das costas podem ter que trabalhar mais para sustentar o equilíbrio.

Como pode uma grávida aliviar o desconforto/dor que sente?

  1. Fazendo exercício: Fale com o seu médico para ver quais os exercícios de fortalecimento abdominal e de costas que são seguros para si. A natação é uma excelente maneira de manter a forma e aliviar as suas costas do peso extra da gravidez.
  2. Tendo cuidado no levantando de pesos: Se tiver de pegar em alguma coisa, ajoelhe-se com um joelho com o outro pé no chão, o mais próximo possível do item que está a levantar. Levante com as pernas, não com as costas, mantendo o objeto perto de seu corpo. Tenha cuidado, porém – pode ser mais fácil perder o equilíbrio enquanto está grávida. Sempre que possível, obtenha ajuda para levantar objetos.
  3. Tendo cuidado a carregar objectos: Dois pequenos objetos (um em cada mão) podem ser mais fáceis de manusear do que um grande. Divida a carga sempre que possivel.
  4. Dormindo numa posição correcta: Dormir de costas pode colocar mais de 20kg em cima da sua coluna. Colocar uma almofada sob os joelhos reduz a pressão em metade. Deite-se de lado com uma almofada entre os joelhos para um melhor conforto.

Lidar com a dor nas costas na gravidez:

Felizmente, a maior parte das dores nas costas relacionadas à gravidez é autolimitada e será resolvida. Na maioria dos casos, a medicação não é uma boa opção. Não use nenhum medicamento durante a gravidez sem permissão do seu médico. Algumas opções de tratamento incluem exercícios de aprendizado para apoiar os músculos das costas e da pelve, usando roupas de apoio que podem ser úteis com certas causas de dor nas costas durante a gravidez e usando tratamentos pontuais como calor e frio. Se a sua dor persistir apesar dessas medidas serem tomadas, ou se desenvolver qualquer dor irradiada, dormência, formigamento ou fraqueza nas pernas, consulte um médico da coluna com experiência em problemas de saúde da mulher e / ou distúrbios relacionados à gravidez. 

Saiba mais sobre as dores nas costas na gravidez, revendo a entrevista do Prof.Dr.Pedro Fernandes na RTP1:

Create a website or blog at WordPress.com

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: